5 Comportamentos para alavancar sua conexão emocional com seus filhos
28 de setembro de 2015
As 4 Habilidades dos Pais Confiantes
17 de novembro de 2015
Mostrar Todos

Mãe, Chegou a Adolescência !

A adolescência é uma fase de descobertas, de exploração do mundo que há fora do ambiente familiar e, muitas vezes, nós mães nos sentimos apreensivas porque para nós é importante a felicidade e a segurança de nossos filhos.

Além disso o adolescente quer experiências que o façam descobrir “qual é o lugar dele no mundo”, busca por Pertencimento, por Autoafirmação e é  aí que o bicho pega porque ele  questiona o posicionamento dentro da família que, na percepção dele, não o compreende. A casa pode facilmente ser marcada pelo conflito, porque existe um desconforto do filho com as imposições dos pais e, por outro lado, existe o medo destes pais de perder o filho pro mundo cheio de monstros.

Era assim na sua casa quando você era adolescente?

Conclusão, sem saber usamos uma fórmula que não funciona:

Filho quer o mundo + pais inseguros com os riscos da liberdade = Discussões

Mas ainda tem coisa aí …  o que dizer da mudança de mentalidade a cada geração?

Para o filho, muitas vezes, a maneira que os pais vivem e vêem o mundo os transformam em Seres Extraterrestres. Ele ainda não compreende as diferenças culturais e, da mesma forma, para os pais o filho é um labirinto cheio de curvas e experiências que não entendem.  Ainda assim, os pais se esforçam, e muito, para entender e apoiar. Você já se sentiu assim, como um extraterrestre falando com seu filho?

E aí, utilizamos outra fórmula que também não funciona:

Extraterrestre + Labirinto com curvas = Todos Perdidos!

O que tenho pra te dizer é que você tem razão, as coisas realmente não precisam ser assim. E como Mudar?

Existe uma fórmula que funciona? Sim existe ! E utilizando essa fórmula, você pode transformar a fase da adolescência de seu filho em  uma fase para se descobrir a vida juntos, para compartilhar experiências, para fazer um “encontro de contas” dos mundos reduzindo o hiato que há entre vocês e fazendo grandes descobertas.

Lá vai !

Multiplique Empatia e Assertividade = Conexão

Mas Como Construir isso?

  • Passe um tempo Ouvindo mais e Falando menos, como observadora mesmo. Você gera empatia quando conhece bem as necessidades do outro. As palavras do seu filho vão te ajudar a descobrir a melhor forma de se comunicar com ele e, usando o estilo de linguagem dele, você desenha na mente dele aquilo que você deseja comunicar.
  • Atenção aos gestos porque o corpo fala pra caraca (linguagem de adolescente rsrs).
  • Quando quiser pedir algo para o seu Filho, utilize uma mensagem  Clara e Direta … eles crescem muito rápido mas o cérebro ainda está em desenvolvimento. Diga o que você quer e nunca o que não quer, por exemplo, diga sempre : lave a louça e nunca diga:  não deixe a louça suja. 
  • Sempre valide o entendimento dele sobre sua mensagem, se achar que a mensagem não ficou clara, pergunte o que ele entendeu sobre o que você disse.
  • Pesquise sobre temas diversos que interessam aos adolescentes e ao seu filho em especial e converse com ele sobre estes temas. Ele vai te achar o máximo! e vai se ligar que você tem interesse nele e também vai te dar mais Atenção (ciclo)

Utilizando estas dicas eu tenho certeza de você vai notar muitas mudanças em seu dia-a-dia com seu filho.

E lembre-se, a vida é uma troca e a fórmula matemática mais exata que experimentamos é essa aqui :

 

Dar = Receber

 

Um Beijo, Com Todo Meu Amor! Mara Pessanha

Mara Pessanha
Mara Pessanha

Mara Pessanha é Coach, Palestrante, Master Practitioner em PNL
e autora do programa Mãe do Menino Adolescente (MMA). Ensina técnicas para desenvolver uma relação saudável com o filho jovem, através do Coaching individual, em grupo ou em um formato online de vídeo-aulas. Possui formação profissional em Secretariado Executivo, tendo atuado na área nos últimos 25 anos. No final de 2011, Mara participou de um processo de Coaching e descobriu que precisava buscar uma nova carreira, em que pudesse aplicar seu potencial intelectual, dinamismo e organização e, principalmente, sua paixão por pessoas. Em 2014, conquistou formações em Coaching, PNL e Escolas de Palestrantes pelo INAp. Decidiu, então, criar o projeto ‘Sua Vida Plena’, com foco no equilíbrio pessoal para a conquista da plenitude, através do qual já realizou vários trabalhos com coachees.
Contatos: -Facebook: https://www.facebook.com/mmamarapessanhacoach –
Site: www.maedomeninoadolescente.com.br –
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCe2w4bcnCt_PF5b_vso7rxA/about?view_as=public

Comentários

Obrigado pelo comentário.