Herança de hábitos x Herança Genética

Adolescente com baixa autoestima! E agora?
7 de setembro de 2015
5 Comportamentos para alavancar sua conexão emocional com seus filhos
28 de setembro de 2015
Mostrar Todos

Herança de hábitos x Herança Genética

img01Houve um tempo em que uma criança com excesso de peso era como um ponto de referência dentro das escolas infantis. A obesidade infantil era incomum e geralmente associada a distúrbios e problemas de saúde.
Atualmente a história é outra. As estatísticas já mostram um alarmante número de crianças com sobrepeso, grande parte deles já flertando com a obesidade e outra parte já apresentando problemas de saúde decorrentes desse excesso de peso. Muitas já apresentam até diabetes e hipertensão, coisa que jamais imaginaríamos, em outras épocas eram consideradas “doenças de idoso”.
Entretanto, mais alarmante que o quadro atual, é a cultura que está sendo formada em relação à comida. Ao contrário do que muitos pensam, a genética é responsável por menos de 20% da incidência de doenças e da expectativa de vida de uma pessoa, por outro lado, mais de 70% está relacionado ao ambiente e estilo de vida que vivemos, coisas que nós podemos controlar, está em nossas mãos a escolha.

Diante desse pressuposto, concluímos que o fator hereditário tem determinada influência em doenças e na expectativa de vida, porém, muito mais determinante são os hábitos que adquirimos ao longo de nossas vidas.

Nós, pais, temos total responsabilidade na construção dos hábitos de nossos filhos, inclusive nas escolhas alimentares. As crianças não possuem maturidade nem tem condições de saberem o que devem ou não escolher na hora da alimentação, elas apenas seguem suas vontades determinadas pelo seu cérebro, que com certeza vai sinalizar para aquilo que dá prazer comer, o que não necessariamente é o ideal para ela.

Por isso, os pais devem começar a entender que a educação alimentar de seus filhos vão muito mais além do que simplesmente satisfazer as vontades e desejos deles, isso pode determinar como será a saúde de seus filhos na vida adulta!

Quando vemos que uma família tem histórico de uma doença X ou Y, é muito mais provável que esse histórico se repita com seu filho pela repetição do hábito que ele adquiriu dentro de casa, do que pela pré-disposição genética que talvez ele porte em seu DNA. Em última análise, o que nossos filhos realmente herdam são os nossos hábitos.

Se um Pai ficou diabético aos 40 anos por decorrência da sua alimentação, é muito provável que seu filho siga o mesmo caminho, pois o que ele aprender a respeito de como se alimentar é exatamente o que fez com que seu pai obtivesse esse resultado.

img02Você já deve ter notado que é extremamente comum encontrar Pais obesos com filhos obesos, Pais magros com filhos magros. Nem tão comum assim, mas também não é raro, encontrar Pais magros com filhos obesos, mas difícil mesmo é encontrar Pais obesos com filhos magros. Reflita sobre isso, Por que será?

Para que se possa reverter este quadro e impactar nas estatísticas, precisa-se de muita conscientização. Os Pais necessitam entender que eles são o maior exemplo para seus filhos e, assim sendo, não basta dizer para seu filho comer legumes se você não come, não adianta explicar que tomar água é importante se você não o faz, é incoerente para a cabeça das crianças que refrigerante faz mal sendo que seus pais tomam em todas refeições. Lembre-se, na educação infantil, o que você faz soa tão alto que o que você fala ele não escuta!

Se esforçar para adquirir hábitos saudáveis dentro de casa é uma das principais formas de educar seus filhos e ensiná-los a discernir o que é bom e o que não é. Quando crescerem, automaticamente farão escolhas corretas que, consequentemente, resultarão em uma vida longe das estatísticas atuais. A sua cozinha pode ser uma forte aliada ou uma impiedosa inimiga na educação alimentar de seus filhos.

Depende só de você, afinal, quem vai ao mercado fazer compras?

Eros Escobar
Eros Escobar

BIOMÉDICO FORMADO PELA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO, PALESTRANTE NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, EMPRESÁRIO E CONSULTOR DA HERBALIFE INTERNATIONAL DO BRASIL. ATUA HÁ 9 ANOS NA ÁREA DE CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR, CONTROLE DE PESO E HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL.
Contatos:
E-mail: eros.escobar@gmail.com – Facebook: erosescobarpalestrante – Youtube: Eros Escobar – Linkedin: Eros Escobar – Tweeter: @erosescobar

Comentários

Obrigado pelo comentário.