Que tipo de relação existe entre você e seu(ua) filho(a)?
13 de abril de 2015A fuga da dor e a busca do prazer
14 de agosto de 2015É muito comum vermos adolescentes tristes nas escolas e em casa, quietinhos em seu mundo particular: o quarto! E na maioria das vezes, o grande vilão desta tristeza é a baixa autoestima.
Preocupados com seus filhos muitos pais se perguntam: Como posso ajudar meu filho de forma prática? O que exatamente posso fazer para apoia-lo?
Existem 3 ações que são certeiras no apoio a elevação da autoestima do adolescente, e melhor, como resultado, elevamos ainda a autoconfiança, fundamental para sobreviver aos desafios do dia-a-dia, fora do ambiente familiar.
- Incentivar o Poder Pessoal, ser a causa e não o efeito da vida!
É muito importante reconhecer e elogiar as conquistas do filho e faze-lo perceber como foram alcançadas. Por exemplo, quando o filho obtiver uma boa nota na escola, além de elogiar pergunte a ele: Como você fez para ter sucesso? As respostas podem ser: estudei muito, fui dedicado, disciplinado, confiante etc.
Da mesma forma, quando o adolescente não alcançar o resultado esperado, apoia-lo entender o que poderia ser feito de outra forma. Não há fracasso, há resultado! E os resultados apresentam fórmulas que devem ser usadas ou aposentadas, nada mais.
Portanto, se a cada conquistar os pais ajudarem o filho a analisar as próprias estratégias, ele vai se conhecendo cada vez mais e, acima de tudo, vai orquestrando um “modelo de sucesso” que poderá ser utilizado para novas conquistas.
Ser a causa do próprio sucesso é fundamental para a autoestima.
- Adolescente precisa ter visão!
Acreditar no futuro é Fundamental para a autoestima do Adolescente. Muitos estão desconfortáveis tanto na vida pessoal quanto com as escolhas para a carreira. São muitas decisões importantes a tomar e o jovem acaba ficando ansioso e ansiedade não é a melhor emoção para se pensar no futuro.
Uma ótima prática é:
Fazer uma lista de sonhos a cada 6 meses
Para cada sonho escolher 3 tarefas importantes que vão faze-lo chegar lá
E, os desdobramentos acontecem naturalmente
Ter sonhos é um estímulo para Felicidade, para Entrar em Ação, para Aprender novas Habilidades, para se Desenvolver, para Conquistar.
Olhando para os sonhos e realizando os mesmos, o Adolescente vai descobrindo seus talentos e suas forças. Ele descobre as coisas que ama fazer, as tarefas nas quais se sente bem e realizado. É lindo de se ver a alegria de quem sonha!
E o que pode ser melhor para autoestima do que ter o conforto de saber que existe um futuro e que sabe o que precisa fazer para chegar lá?.
Esta lista de sonhos é muito poderosa, experimente!
- Estimular o Respeito a Si Mesmo
Apoiar, diariamente, o filho a fazer escolhas que o deixem feliz. Retirar dele qualquer obrigação de agradar as pessoas em detrimento da própria felicidade ou de se colocar em segundo plano na maioria das vezes. Nada pode ser pior para autoestima de uma pessoa do que viver para agradar alguém.
Uma boa forma de ensinar o filho a Se Respeitar e a Fazer Boas Escolhas é ensina-lo a utilizar a ferramenta de “Perdas e Ganhos” em que ele poderá perceber claramente o que será mais adequado para ele e para todos que estiverem envolvidos na situação.
Perguntas simples como: O que você ganha fazendo isso? E o que você perde? Quem mais será beneficiado ou prejudicado? Caso decida seguir, o que é possível ser feito para minimizar as perdas?
Todas estas dicas e exercícios trazem muita clareza, segurança, confiança e amor próprio, emoções importantes para a elevação da autoestima do seu filho mas acima de tudo isso está o seu amor genuíno, o amor que vai nutri-lo diariamente.
Abraços e sucesso em sua jornada de Hoje para Sempre.
Mara Pessanha (www.maedomeninoadolescente.com.br/mma2015)
Comentários