45% do que aprendemos hoje será obsoleto em 02 anos
25 de maio de 2020Tempo de reflexão, renovação e recomeço, afinal é Natal e o Ano Novo já vem!
23 de dezembro de 2021Várias escolas já voltaram às aulas em 2021, entretanto devido a Pandemia ainda não foi 100% presencial. O retorno às aulas foi no sistema híbrido e muitos perguntam que sistema é esse? É uma nova metodologia? Nada disso. O sistema híbrido de ensino tem haver se aulas serão ministradas presencialmente, remotamente ou à distância (EAD).
Hoje, ainda, não é permitido que as aulas retornassem 100% presencial, entretanto há governos estaduais que estão permitindo o sistema híbrido: grande parte das aulas será remota e uma pequena parte presencial. Isso está sendo feito como forma de não aumentar o caso de COVID, bem como as crianças e adolescentes terem o convívio escolar que é muito importante.
Há muitas perguntas se deve enviar o filho para a escola ou não. Claro que essa decisão caberá a cada família, pois “cada uma sabe onde aperta o calo”. Porém, as crianças e adolescentes que podem os pais devem deixar ir, claro que seguidos de todos os protocolos necessários (usar máscaras, lavar as mãos, usar álcool gel, manter o distanciamento, etc).
Um dos grandes problemas que as crianças e adolescentes estão sofrendo nessa Pandemia são os transtornos emocionais, tais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, etc. Ir à escola pode ser uma forma de minimizar essas questões, pois na escola elas terão espaço para se socializarem, trocarem, se divertirem, brincarem e deixar um pouco do medo que tem nos assolado nesses tempos. É claro que tudo isso deve ser seguido dos cuidados necessários que se fazem presente nesse momento.
O medo tem tomado conta das nossas crianças e adolescentes, mas é um medo que paralisa. É claro que precisamos ter medo em nossas vidas, o que nos alerta para ter cuidado, não o que nos “congela”. Ter medo é saudável para todos os seres humanos, isso faz com que façamos coisas com mais atenção e preservando a própria vida.
Adolescentes e crianças que tenham muito medo, serão adultos com poucas realizações, pois esse sentimento não permitirá que elas arrisquem, ousem, tenham coragem em busca de seus sonhos.
Permitam que seus filhos possam ir à escola, que possam ver que de alguma forma a vida continua, de forma diferente, com algumas adaptações e limitações, mas continua. Precisamos ensiná-los que precisamos se adaptar as situações que a vida nos impõe, pois mudanças e adaptações são inerentes a vida humana.
Bom retorno as aulas para todas as crianças e adolescentes! E pais se mantenham firmes e confiantes que tudo vai dar certo.
Comentários