5 Comportamentos para alavancar sua conexão emocional com seus filhos
28 de setembro de 2015As 4 Habilidades dos Pais Confiantes
17 de novembro de 2015A adolescência é uma fase de descobertas, de exploração do mundo que há fora do ambiente familiar e, muitas vezes, nós mães nos sentimos apreensivas porque para nós é importante a felicidade e a segurança de nossos filhos.
Além disso o adolescente quer experiências que o façam descobrir “qual é o lugar dele no mundo”, busca por Pertencimento, por Autoafirmação e é aí que o bicho pega porque ele questiona o posicionamento dentro da família que, na percepção dele, não o compreende. A casa pode facilmente ser marcada pelo conflito, porque existe um desconforto do filho com as imposições dos pais e, por outro lado, existe o medo destes pais de perder o filho pro mundo cheio de monstros.
Era assim na sua casa quando você era adolescente?
Conclusão, sem saber usamos uma fórmula que não funciona:
Filho quer o mundo + pais inseguros com os riscos da liberdade = Discussões
Mas ainda tem coisa aí … o que dizer da mudança de mentalidade a cada geração?
Para o filho, muitas vezes, a maneira que os pais vivem e vêem o mundo os transformam em Seres Extraterrestres. Ele ainda não compreende as diferenças culturais e, da mesma forma, para os pais o filho é um labirinto cheio de curvas e experiências que não entendem. Ainda assim, os pais se esforçam, e muito, para entender e apoiar. Você já se sentiu assim, como um extraterrestre falando com seu filho?
E aí, utilizamos outra fórmula que também não funciona:
Extraterrestre + Labirinto com curvas = Todos Perdidos!
O que tenho pra te dizer é que você tem razão, as coisas realmente não precisam ser assim. E como Mudar?
Existe uma fórmula que funciona? Sim existe ! E utilizando essa fórmula, você pode transformar a fase da adolescência de seu filho em uma fase para se descobrir a vida juntos, para compartilhar experiências, para fazer um “encontro de contas” dos mundos reduzindo o hiato que há entre vocês e fazendo grandes descobertas.
Lá vai !
Multiplique Empatia e Assertividade = Conexão
Mas Como Construir isso?
- Passe um tempo Ouvindo mais e Falando menos, como observadora mesmo. Você gera empatia quando conhece bem as necessidades do outro. As palavras do seu filho vão te ajudar a descobrir a melhor forma de se comunicar com ele e, usando o estilo de linguagem dele, você desenha na mente dele aquilo que você deseja comunicar.
- Atenção aos gestos porque o corpo fala pra caraca (linguagem de adolescente rsrs).
- Quando quiser pedir algo para o seu Filho, utilize uma mensagem Clara e Direta … eles crescem muito rápido mas o cérebro ainda está em desenvolvimento. Diga o que você quer e nunca o que não quer, por exemplo, diga sempre : lave a louça e nunca diga: não deixe a louça suja.
- Sempre valide o entendimento dele sobre sua mensagem, se achar que a mensagem não ficou clara, pergunte o que ele entendeu sobre o que você disse.
- Pesquise sobre temas diversos que interessam aos adolescentes e ao seu filho em especial e converse com ele sobre estes temas. Ele vai te achar o máximo! e vai se ligar que você tem interesse nele e também vai te dar mais Atenção (ciclo)
Utilizando estas dicas eu tenho certeza de você vai notar muitas mudanças em seu dia-a-dia com seu filho.
E lembre-se, a vida é uma troca e a fórmula matemática mais exata que experimentamos é essa aqui :
Dar = Receber
Um Beijo, Com Todo Meu Amor! Mara Pessanha
Comentários